segunda-feira, 12 de abril de 2010



R.I.P Malcolm McLaren

Dia 8 de abril morre um ícone que nem todos conhecem,mas a sua marca ficou gravada na cabeça de muita gente,é muitos ainda vão ficar.

Malcolm McLaren nasceu 22 de janeiro de 1946,criado no subúrbio pós-segunda guerra em Londres.

Malcolm na sua adolescência começou a ter problemas com seu padrasto e resolveu sair de casa.

Com uma vida turbulenta, sem apoio dos pais e sozinho, Malcolm começou a desenhar e produzir roupas, e acabou montando uma boutique com sua parceira da época a designer Vivienne Westwood, mas que acabou desistindo de sua loja por problemas com freqüentadores dela ,mas continuou desenhando roupas para produções teatrais e cinematográficas.

Em 1972 em uma convenção de boutiques ele conheceu o NEW YORK DOLLS e 3 anos depois acabou desenhando o figurino deles,com símbolos soviéticos tentando os promover,mas acabou não dando tão certo.

Em 1975 logo após a tentativa frustrada de promover o NEW YORK DOLLS com um figurinos loucos e estranhos,no mesmo ano McLaren começou a gerenciar o THE STRAND,que pouco tempo depois veio a tona como SEX PISTOLS.

Seu ajudante Bernie Rhodes,encontrou Johnny Rotten,um jovem com roupas rasgadas e cabelos verdes.Com toda aquela novidade McLaren se impressionou com a aparência e atitude daquele rapaz,e o convidou pra uma audição como novo vocalista.Rotten aceitou a proposta e se juntou a banda que foi renomeada com THE SEX PISTOLS,e Bernie Rhodes tempos depois virou empresário do The Clash.

Em 1977 foi lançado o primeiro disco ‘’GOD SAVE THE QUEEN’’ ,durante uma das semanas mais importantes do ano o Jubileu de prata da rainha Elizabeth II .

A banda lançou pouco tempo depois o famoso álbum ‘’NEVER MIND THE BOLLOCKS e o HERE’S THE SEX PISTOLS’’ em em 1977 e realizou seu último show no Reino Unido para começar uma turnê pela América no começo de 1978.

Na turnê a banda se separou depois de vários problemas internos.Logo após isso,McLaren foi acusado pelos membros da banda,por má administração e de não repassar o dinheiro para a banda.

McLaren disse que havia planejado toda trajetória do SEX PISTOLS mas não conseguiu concretizá-la .

Com peleja McLaren manteve os direitos dos SEX PISTOLS,só que McLaren não contava com a astucia de Jonhn Lydon recorreu para conquistar os direitos e toda remuneração que não foi paga por McLaren durante a trajetória da banda.

McLaren em 83 resolveu lançar o ‘’DUCK ROCK’’,um álbum um estilo que misturava batucadas africanas e Americanas com um hip hop.

O álbum teve uma aceitação boa pelo público,algumas musicas entraram para o top dez no Reino Unido, (‘’Double Dutch e Buffalo Gals’’).

Depois do alvoroço com ‘’DUCK ROCK’’ ele começou a trabalhar com música eletrônica e ópera,em 1984 ‘’Madame Butterfly’’,alcançou ótimas posições,depois disso o produtor do single,Stephen Hague,ficou muito conhecido pelo trabalho com McLaren,e começou a ser bastante procurado pelo público techno pop da época.

A carreira solo de McLaren.,principalmente o ‘’Duck Rock’’ foi regravado por outros artistas,e várias bandas se deram bem se influenciando por McLaren,Eminem,Mariah Carey e várias outras,influenciados pelas misturas de gêneros que Mclaren fazia.

McLaren que não conseguia ficar quieto em 2006 ajudou Paul Gorman na publicação do livro ‘’The look: adventures in Rock & Pop Fashion.

No ano de 2000 haviam especulações de que McLaren poderia ser eleito prefeito de Londres,embora em uma pesquisa ele não tenha conseguidos votos suficientes.

Novamente em 2000 sem conseguir ficar quieto,McLaren foi um dos produtores para adaptação cinematográfica de ‘’Fast Food Nation’’,que estreou em 2006 no festivel de Cannes.

Mas a morte chega pra todos né,e McLaren morreu quinta-feira 8 de abril de 2010,de mesotelioma uma forma muito rara de câncer,em Nova York,mas seu corpo foi transportado para Inglaterra,onde esta sua família,éeee ADIOS McLaren... R.I.P

O cara era um grande picareta,mas era o nosso picareta !


Lanna Carolina

2 comentários:

  1. reza a lenda q ele saiu meio fugido de NY, q tava devendo uma grana, e levou o vizu do richard hell q tocava do television pra londres!! haha!!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de saber da notícia... o grande divulgador do jeito punk de se vestir morreu! Triste isso

    ResponderExcluir