sexta-feira, 18 de junho de 2010



R.I.P José Saramago & Garry Shider


José Saramago

Em 1972 e 1973 fez parte da redação do Jornal “Diário de Lisboa”, onde foi comentarista político, tendo também coordenado, durante alguns meses, o suplemento cultural da publicação. Entre abril e novembro de 1975 foi diretor-adjunto do "Diário de Notícias". Desde 1976, ele vivia exclusivamente do seu trabalho literário.

A popularidade internacional veio em 1982, com “Memorial do Convento”, prestígio que consolidou com obras como “A Balsa de Pedra” (1986), “A segunda vida de Francisco de Assis” (1987), “História do cerco de Lisboa” (1989) e o “Evangelho segundo Jesus Cristo” (1991).

Em 1993, pelo que dizia ser perseguição religiosa dado o tom polémico de suas obras, que se chocaram com representantes da Igreja Católica e a proibição da publicação de seus romances em Portugal, Saramago fixou residência em Lanzarote (Ilhas Canárias, Espanha).

Ganhador do Prémio Camões em 1995, Saramago iniciou no mesmo ano a publicação da trilogia formada por "Ensaio sobre a cegueira”, “Todos os nomes” e “Ensaio sobre a lucidez”. Em 2008, iniciou um blog, “El cuaderno” (o caderno) e no ano passado apresentou seu último romance, “Caim”.

O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira 18/06/2010.

"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma."

José Saramago


Garry Shider
, lendário integrante dos coletivos Parliament e Funkadelic, morreu nesta quarta, 16, por conta de complicações decorrentes de câncer no cérebro e no pulmão.


No dia 25 de março deste ano, Shider foi encaminhado a um hospital em Maryland, onde ele morava, após sofrer o que, a princípio, parecia ser um derrame. Ele logo foi diagnosticado com câncer. Um grupo formado pela família, amigos e fãs criou o Garry Shider Medical Fund, visando arrecadar a verba necessária para cobrir as despesas do tratamento médico do guitarrista, por meio de shows beneficentes. Um dos eventos estava agendado para o dia 10 de julho, em Bloomfield, Nova Jersey, e contaria com o Living Colour e o tecladista Bernie Worrell, companheiro de Shider no Parliament e no Funkadelic.
"Nos últimos quatro meses, Garry lutou todos os dias contra a doença, para que pudesse fazer o que mais amava, que era retornar aos palcos", escreveu um dos membros do Garry Shider Medical Fund, no site da equipe. No comunicado, ainda consta um agradecimento às pessoas envolvidas na Sweet Relief, uma instituição de caridade que auxilia financeiramente músicos com problemas de saúde.

Conhecido pelos fãs como Star Child e Diaper Man - este último por ter o costume de se apresentar nos shows usando uma fralda -, o ex-membro da banda de funk United Soul integrou o Funkadelic no clássico álbum Maggot Brain, de 1971, e o Parliament em Up for the Down Stroke, de 1974. O guitarrista é detentor dos créditos da maioria das composições de ambas as bandas lideradas por George Clinton. "Obrigado, Garry, por tudo que você fez. Para sempre botando para foder", escreveu Clinton, em seu site oficial.

Sob o comando de George Clinton, o Parliament e o Funkadelic eram duas bandas - de mesmos membros - que mesclavam funk e rock, fazendo muito sucesso nos anos 70 e originando o termo P-Funk (relacionado à maneira particular como tocavam). Até a doença ter sido diagnosticada, Shider era um dos integrantes da formação original que ainda tocava no grupo.

Um comentário: