quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Kundaline- Terror Oficial (2006)



                          O Kundaline surgiu no final da década de 90 em Goiânia e fez parte da história geração Cantoria da cena HC de Goiânia, juntamente com bandas como Ímpeto, Élet, Self,C(h)oice, Against, OSNI e Corja, só pra citar as que duraram mais tempo. Lançaram uma demo em 1999 e desapareceram no limbo. Apesar de seus integrantes continuarem ativos na cena nos anos seguintes a banda só voltou em 2006, fez alguns poucos shows e lançou esta demo. A boa qualidade das composições provam que este novo final foi prematuro. Terror oficial possui 6 faixas de hardcore puro com melodias cantáveis, porém bem longe daquela safra nojenta de franjinhas e munhequeiras que assolou a década de 00. A formação da banda nesta gravação era:
André Alemão (guitarra) Renato Erl (vocal), Denny César (baixo) e Fabrício Guimarães (bateria).


Eis aqui o release oficial do EP feito pela banda, que dá pra mostrar muito bem a determinação e a atitude política da banda ao mostrar um dos episódios mais manipulados (pela mídia, políticos e polícia) e vergonhosos da nossa história local recente, os conflitos no Parque Oeste Industrial e o massacre do Sonho Real, ocorrido no começo de 2005. Com certeza esse tipo de atitude está em falta em nossa cena Hardcore e, essas palavras podem fazer muito sentido àqueles que pretendem questionar nossa realidade social:

Em fevereiro de 2005, Goiânia foi palco de uma luta entre o movimento social de sem-tetos e o poder público, que representava um proprietário de terras desocupadas e constitucionalmente sem função social. Além deste problema, soma-se o fato de que o proprietário não pagava impostos sobre estas terras urbanas há décadas. Os ocupantes exigiam que a invasão fosse regulamentada pela prefeitura, nos critérios da lei. Porém, o poder público municipal e estadual agiu defendendo os interesses do proprietário, e mesmo contrariando a Constituição Federal e as leis municipais, optou pela desocupação do terreno. O movimento social, que já era organizado e politizado, resolveu resistir. Por este motivo, a lei o criminalizou e a mão pesada e armada do Estado se fez sentir: extrema violência no processo de desocupação, ferindo qualquer código de direitos humanos. Excessos por parte da PM de Goiás, prisões arbitrárias, execuções de ocupantes pertencentes à invasão, e a distorção da lei em prol de quem detém poder econômico. Além de pesada investida da mídia local contra a mobilização popular deste caso. Este fato, histórico para a cidade, ficou conhecido nacionalmente por “caso Parque Oeste Industrial”, segundo a mídia. Para os ex-ocupantes, desmobilizados pelo Estado e cooptados pelo pseudopopulismo, o “Sonho Real”, como chamavam a ocupação, se transformou num terrível pesadelo de descaso, indiferença e dor. As falsas promessas políticas (Pai dos Pobres), a decadência de um modelo partidário (Estrela) e a desilusão frente à impotência para uma real intervenção no processo (Casa) marcam as opiniões que a banda formulou a respeito deste tema, que é a base do trabalho “Terror Oficial”.

Ademais, outros temas aparecem, como a descrença no espírito humano (O lago), a crença na ação direta como forma de transformação pessoal e coletiva (Você constrói o seu mundo) e a subjetividade da função da música como forma de expressão (Atrás daquele tempo). Temas estes que não deixam de se relacionar ao restante do trabalho, mesmo que de forma indireta.

Obviamente, o que escrevemos aqui são leituras coletivas de um grupo específico. Formule a sua através de boa pesquisa e senso crítico. Temos certeza que em diversos pontos haverá divergências, e também concordâncias. Se este processo “dialético” acontecer de forma madura, estaremos plenamente satisfeitos e nosso objetivo com o trabalho estará cumprido.

Um abraço, paz e saúde. Você constrói o seu mundo! Kundaline, julho de 2008.

          TRACKLIST:

      1. Pai dos pobres
      2. Estrela
      3. Casa
      4. O lago
      5. Você constrói o seu mundo
      6. Atrás daquele tempo

        DOWNLOAD

Um comentário: